Ureia: Função, Referência, Coleta e detalhes do exame

A ureia é o produto final do catabolismo das proteínas (o termo catabolismo diz respeito a quebra de uma molécula complexa em outra menor, mais simples) corresponde a um dos marcadores da função renal.

Os rins são considerados órgãos nobres, pois apresentam funções como filtrar o sangue (remoção de substâncias tóxicas do organismo), promover o equilíbrio hídrico e ainda produzir hormônios como a renina (ajuda a regular a pressão arterial).

Como a doença renal apresenta muitas vezes comportamento silencioso, a mensuração dos marcadores da sua função constitui ferramenta importante no diagnóstico precoce e prevenção de doenças renais crônicas. 

O uso clássico do exame de ureia como parâmetro de avaliação da função renal vem sendo substituído pela dosagem de creatinina, pois a sua excreção renal depende, entre outros fatores, da dieta (nas dietas ricas em proteínas os níveis de ureia podem aumentar, sem indicação de doença renal).


Como é coletada a amostra de dosagem de ureia no sangue?

A coleta da amostra de sangue para a dosagem de ureia é um procedimento relativamente simples e indolor, geralmente por meio de uma simples amostra de sangue

O procedimento envolve a inserção de uma agulha em uma veia, geralmente no antebraço, e a coleta de uma pequena quantidade de sangue.

A amostra é então enviada para um laboratório para análise. É importante que o paciente siga as orientações do profissional de saúde ou do laboratório quanto ao jejum (três horas), a fim de obter resultados mais precisos.

Além da análise no sangue, a medida da ureia também pode ser feita em outros meios biológicos, como na urina. A indicação do meio no qual a análise será feita é do médico, pois depende de variáveis, como a hipótese diagnóstica.


Valores referenciais para a ureia

Os valores de referência normais para os níveis de ureia no sangue, em adultos, estão entre 10 e 50 mg/dL (miligramas por decilitro). Valores fora dessa faixa podem indicar alterações na função renal.

É importante pontuar que os valores de referência podem ser influenciados por vários fatores, como idade, sexo, dieta e estado de hidratação. Portanto, a interpretação dos resultados deve ser feita por um profissional de saúde experiente, levando em consideração o contexto clínico do paciente.


Em quais situações ou condições de saúde é comum solicitar o exame de ureia?

Quando solicitado, o exame de ureia geralmente é feito em conjunto com a creatinina, nas seguintes situações: check-up, na presença de sinais e/ou sintomas indicativos de doença renal (edema em tornozelos e ao redor dos olhos, diminuição na produção de urina, aumento da pressão arterial), para monitorar a efetividade da hemodiálise, na avaliação da função renal pelo uso de medicamentos que interferem nesta função (como anti-inflamatórios não hormonais), entre outras.

Níveis elevados de ureia sugerem função renal deficiente. Isto pode ser devido a doença renal aguda ou crônica. 

No entanto, há muitas situações além da doença renal que podem afetar os níveis de ureia, como diminuição do fluxo sanguíneo para os rins causada pela insuficiência cardíaca congestiva, queimaduras graves, sangramento do trato gastrointestinal, condições que podem causar obstrução de fluxo de urina ou desidratação.


Como a ureia indica o bom funcionamento dos rins e quais condições podem afetar seus níveis?

A ureia é um parâmetro de avaliação da função renal, que vem sendo substituída pela dosagem de creatinina, pois pode sofrer influência nas seguintes situações:

  • Os valores da ureia aumentam nas dietas ricas em proteínas, com o uso de esteroides e na presença de infecções, traumas e hemorragias digestivas.
  • Sua depuração renal apresenta variações com o fluxo urinário, com valores baixos nos estados de oligúria (diminuição na produção de urina).

No entanto, o encontro de níveis séricos elevados de ureia ainda levantam, em primeiro lugar, a hipótese de insuficiência renal e, portanto, implicam a necessidade de investigação do cliente nesse sentido.


Faça seu exame de ureia no Labs a+

O exame de ureia não exige agendamento prévio. Basta ir até a unidade do Labs a+ mais próxima de você. Você também pode agendar a coleta em casa ou no seu trabalho, com o serviço de atendimento móvel a+ até você. Entre em contato pelo nosso canal no WhatsApp para tirar suas dúvidas.


27/05/24

27 de maio de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias