Exames de Sangue: O que é, Como é feito, Principais Tipos e mais

Os exames de sangue são fundamentais na avaliação da saúde, auxiliando a prevenção e o diagnóstico de diversas doenças e o monitoramento de tratamentos.

Os exames de sangue contemplam uma ampla diversidade de testes que envolvem a coleta de uma amostra de sangue para avaliar células ou componentes e substâncias, como hormônios, vitaminas, enzimas, entre muitos outros.

Como é feito o exame de sangue?

A realização de um exame de sangue envolve, inicialmente, a coleta da amostra. Isso geralmente é bastante simples. O profissional de saúde faz a assepsia do local onde será feita a introdução da agulha e usa um garrote para ajudar na identificação da veia. É feita, então, a punção e o sangue é coletado em tubos.

A amostra de sangue é processada no laboratório. Cada tipo de exame de sangue requer um processamento diferente, que abrange metodologias e equipamentos diversos.

Quais doenças um exame de sangue pode detectar?

Por meio da coleta e da análise do sangue, é possível identificar inúmeros parâmetros importantes.

O hemograma completo, por exemplo, analisa as células sanguíneas, ou seja, as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Dessa forma, pode ser útil no diagnóstico de diferentes tipos de anemia, evidenciado por alteração na concentração de hemoglobina ou do número de glóbulos vermelhos, de infecções, que podem alterar o número e as características dos leucócitos e de distúrbios da coagulação caracterizados pela redução do número de plaquetas. Ademais, outras doenças como quadros imunológicos e até mesmo alguns tipos de câncer podem ser inicialmente suspeitadas por alterações no hemograma.

O perfil lipídico ou lipidograma é outro tipo importante de exame de sangue. Esse teste inclui a análise do colesterol total, do colesterol HDL, do colesterol LDL e dos triglicerídeos e ajuda a avaliar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, incluindo aterosclerose, doença arterial coronariana e infarto do miocárdio.

O exame de glicemia de jejum, por sua vez, é usado para diagnosticar e monitorar o diabetes, uma doença caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue.

Os exames de sangue também contemplam inúmeros outros testes para diversas finalidades. A função do fígado e dos rins, por exemplo, podem ser avaliadas, em parte, por exames de sangue, auxiliando o diagnóstico de hepatites, entre outras doenças, e de insuficiência renal. Alguns exames de sangue podem também medir anticorpos circulantes, com utilidade no diagnóstico de infecções, de imunodeficiências e de doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.

Os hormônios são uma outra substância que também pode ser medida nos exames de sangue, sinalizando se há alguma alteração no funcionamento de glândulas como a tiroide, a hipófise e as suprarrenais.

Como é o jejum para o Exame de Sangue

Como os exames de sangue abrangem um grande número de diferentes testes, é importante, antes da realização, checar o preparo específico de cada um. Enquanto muitos, por exemplo, não requerem jejum, outros demandam 3 horas sem comer ou até 8 horas, como a glicemia de jejum.

Nesses casos, o jejum é importante porque a ingestão de alimentos pode afetar o processamento do teste ou, então, porque os resultados são padronizados a partir do tempo jejum. Vale lembrar que a água não quebra o jejum e pode ser ingerida.

Para determinados exames, também se recomenda interrupção de atividade física ou do uso de algum medicamento e, portanto, as orientações devem ser sempre previamente consultadas.

Dessa forma, é importante seguir todas as instruções fornecidas pelo médico ou pelo laboratório, pois interferem nos resultados do teste.

Faça seu exame de sangue no Labs a+

A maioria dos exames de sangue não exige agendamento prévio, basta ir à unidade do Labs a+ próxima de você. Você também pode agendar a coleta em casa ou no seu trabalho, com o serviço de atendimento móvel a+ até você.

Converse sempre com seu médico!


28/12/23

28 de dezembro de 2023

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias