Quais os tipos de testes de paternidade?

O teste de paternidade é um tipo de análise capaz de fornecer informações para a medicina forense e para a genética, sendo importante para questões de direito familiar, identificação de pessoas e análise de ascendência. 

O teste de paternidade é um exame no qual é realizada a comparação do perfil genético do filho com o perfil do suposto pai a fim de determinar se existe entre eles o vínculo genético de paternidade. O exame é importante para elucidar questões socioafetivas, de filiação ou origem familiar e de direito de família.

Segundo a Sociedade Brasileira de Genética, os testes de paternidade proporcionam resultados com alta precisão e confiabilidade. Conheça abaixo quais são os principais tipos e como funcionam.


Testes de paternidade por DNA

O DNA é o código genético presente em todas as células do corpo e é transmitido dos pais para os filhos. Os testes de paternidade por DNA analisam sequências específicas do genoma e as comparam entre o suposto pai e o filho. É possível colher amostras para o exame de DNA durante a gravidez, em situações específicas, obtendo, para a análise do DNA do feto, amostras de líquido amniótico (amniocentese) ou de vilosidades coriônicas (por meio de biópsia). Contudo, o mais comum é a realização do teste após o nascimento.


Os tipos de exames de DNA realizados são:

Paternidade DUO

Esse teste é realizado utilizando amostras biológicas somente de dois indivíduos: do(a) filho(a) e do suposto pai.

Paternidade TRIO

Nesse teste, são utilizadas amostras biológicas da mãe, do(a) filho(a) e do suposto pai.

Paternidade Reconstrução

Realizado com amostras biológicas dos parentes vivos do falecido, esse teste possibilita a reconstrução do perfil genético do mesmo e posterior comparação com o perfil genético do(a) filho(a).

Paternidade TRIO Pré-Natal invasivo

Na necessidade de realização do teste durante a gestação, são utilizadas amostras biológicas da mãe e do suposto pai e de vilo corial ou líquido amniótico para análise de DNA fetal. Como esses procedimentos são invasivos, pode haver certo risco para a gravidez.

Para saber mais sobre os testes de paternidade, entre em contato com os especialistas do Labs a+.


04/06/24

04 de junho de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias