Vacine-se contra a dengue

Já está disponível a vacina tetravalente contra a dengue (tipo 1, 2, 3 e 4) que previne a manifestação sintomática e grave da doença. Consulte sempre o estoque.

Proteja-se contra a dengue no Labs a+! A vacinação pode ser realizada através do atendimento domiciliar, no conforto de casa ou onde preferir (consulte regiões atendidas). Para agendamento e mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento através do telefone (21) 2538-3600 ou WhatsApp.

Confira abaixo as perguntas e respostas mais frequentes sobre a vacina:

O que é a dengue?
A dengue é uma doença infecciosa transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, um inseto que, por ser muito adaptado ao ambiente urbano, pode ser facilmente encontrado dentro de casas em todas as cidades do país.
Existem quatro sorotipos do vírus (DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4), que circulam com predominância variável e imprevisível a cada ano.
A doença apresenta período de incubação de quatro a dez dias (média de cinco a seis dias), pode ser assintomática ou causar um amplo espectro de quadros clínicos, desde formas febris pouco sintomáticas até quadros graves, com ou sem hemorragia, com taxas de letalidades superiores a 50%.
Não existe um tratamento específico para dengue, cuja terapêutica primordial é baseada no reconhecimento de sinais de alarme e gravidade e manejo de sintomas.

Para que serve a vacina da dengue?
A vacinação reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença e chega como importante aliado no combate ao vírus em países de alta prevalência de dengue.

Do que é composta a vacina da dengue?
QDenga® é uma vacina tetravalente atenuada contra os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), produzida a partir de tecnologia de DNA recombinante. Dessa maneira, ela induz uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas sem causar a doença.

Quem pode/deve tomar a vacina da dengue?
QDenga® é indicada para a prevenção da dengue em indivíduos imunocompetentes dos 4 aos 60 anos de idade. Diferentemente da vacina Dengvaxia®, aprovada anteriormente pela Anvisa, QDenga® surge como único imunizante contra a dengue aprovado no Brasil para utilização independentemente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação.

Quem não pode tomar a vacina?

  • Hipersensibilidade a qualquer componente da formulação;
  • Gestantes;
  • Lactantes. 

Em caso de outras indicações, será indicado antes da aplicação da vacina.

Qual é a via de administração da vacina da dengue?
QDenga® deve ser administrada por via subcutânea, na dosagem de 0,5 mL por dose.

Quantas doses da vacina da dengue são recomendadas?
QDenga® deve ser administrada em um esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas. Não há recomendação de doses de reforço.

Qual a eficácia da vacina?
Após a conclusão do esquema vacinal, a eficácia global de QDenga® contra infecção é de 60% a 80%, enquanto a eficácia contra as formas graves é de 85% a 90%.

Quais são as reações da vacina da dengue?
Os efeitos adversos mais frequentes são geralmente leves e de curta duração e incluem cefaleia, dor no local de aplicação, mal-estar e dor muscular. Por se tratar de uma vacina atenuada, febre poderá ocorrer no período de até 14 dias após a vacinação. As reações sistêmicas tendem a ser menos frequentes na segunda aplicação em comparação com a primeira dose.

Onde tomar a vacina contra dengue?
Você sabia que é possível escolher onde tomar a sua vacina da dengue? Você pode receber QDenga® e outras vacinas através do atendimento domiciliar, no conforto da sua casa, no seu escritório ou em qualquer lugar de sua preferência. Consulte as regiões atendidas e agende agora mesmo através do telefone ou WhatsApp (21) 2538-3600!

Precisa de prescrição médica?
Para indivíduos dentro da faixa etária estipulada por bula em atendimentos particulares, não é preciso apresentar prescrição médica para o agendamento da vacina contra dengue.


11/07/23

11 de julho de 2023

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias