Vacina rotavírus pentavalente: quais doenças protege, quem deve tomar e onde tomar

O rotavírus é um dos principais agentes virais responsáveis por causar gastroenterite grave, diarreia aguda e desidratação em crianças menores de cinco anos, podendo evoluir até mesmo ao óbito. No entanto, não são apenas as crianças que estão suscetíveis ao rotavírus, já que pessoas de todas as idades podem apresentar a gastroenterite, sintoma clínico mais comum da doença. 

A melhor forma de prevenir a doença é através da vacina rotavírus pentavalente e, por isso, ela deve ser administrada logo nos primeiros meses de vida de uma criança.

Quais doenças a vacina rotavírus pentavalente previne e como ela age no organismo? 

A vacina contra o rotavírus é uma vacina de vírus vivos atenuados, ou seja, vírus que estão enfraquecidos. Essa vacina é capaz de ajudar a proteger contra a gastroenterite causada por rotavírus, na qual os sintomas mais comuns são febre, vômito, diarreia e, se persistirem, desidratação e danos a órgãos. 

Essa proteção age no organismo estimulando o corpo a produzir anticorpos contra os tipos de rotavírus mais comuns. 

Em caso de algum contato com o vírus no futuro, o corpo irá desenvolver uma resposta mais rápida e eficaz para combatê-lo, evitando complicações. 

Quem deve tomar a vacina rotavírus e em qual idade? 

A vacina contra o rotavírus está recomendada no esquema de vacinação das crianças, e é administrada por via oral. São administradas três doses, aos 2 meses e 4 meses e 6 meses de idade.

É importante conversar com o pediatra de acompanhamento para determinar se há necessidade de vacinação simultânea, ou seja, mais de uma vacina sendo aplicada na mesma ocasião. 

Gestantes e lactantes podem receber a vacina rotavírus pentavalente? 

Não é recomendado que essa vacina seja administrada fora da faixa etária preconizada, sendo assim, não há sugestões de uso para mulheres gestantes ou lactantes, mesmo essa sendo uma vacina considerada como segura. 

Além disso, vale ressaltar que se trata de uma vacina formulada e indicada para crianças com menos de oito meses, sendo que após essa idade ela não é mais recomendada. 

Por que é importante seguir o calendário recomendado para a vacinação contra rotavírus pentavalente?

Seguir o calendário de vacinação é crucial para promover a imunidade coletiva, prevenir infecções em crianças e outros grupos de vulneráveis, evitar surtos, hospitalizações, sequelas ou óbitos. Isso porque, com a vacinação é possível proporcionar proteção mesmo para aqueles que tenham algum problema de saúde que impossibilite a imunização. 

Onde tomar a vacina rotavírus pentavalente?

Garanta o benefício de proteger sua família e conte com uma equipe especialista para atualizar a carteirinha de vacinação dos seus filhos. Para isso, conheça os nossos serviços e encontre a unidade mais próxima para se vacinar ou agende o atendimento domiciliar. 


29/05/24

29 de maio de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias