Muito mais energia | +Saúde Lazer Ed. 2

Tenha mais pique para encarar as tarefas do dia a dia.

Pela manhã, assim que acordamos, o natural é que estejamos a mil por hora, bem-dispostos e com energia de sobra para enfrentar as atividades de mais um dia. Quando a noite não foi suficiente para recarregar as baterias, o dia se arrasta, falta concentração e haja mal humor. Mas reverter essa situação é fácil e só depende de você.

Sono reparador
- A falta de pique pode ser resultado de uma noite maldormida. Jovens e adultos precisam dormir, em média, de sete a oito horas por noite. A criança precisa de mais tempo, enquanto o idoso está pronto para o dia seguinte com pouco mais de seis horas.

- Não basta quantidade: o sonodeve ter qualidade. Desacelerar dez minutos antes de deitar é importante. Isso inclui deixar de lado internet, TV e mensagens de celular. Desligue os eletrônicos e leia um livro!

- O quarto também precisa ser acolhedor, silencioso e escuro, com temperature amena. É aconselhável não fumar nem ingerir bebida alcoólica antes de dormir. O ideal é haver um interval de pelo menos duas horas entre a refeição (com pouca gordura e alimentos de fácil digestão) e a hora de dormir.

Alimentação aliada
- A energia de que precisamos para o dia a dia também pode ser encontrada em alimentos como agrião, alcachofra, amêndoa, amendoim, aveia, caju, canela, cevada, geleia real, gergelim, ginseng, girassol, hortelã, nozes e pinhão.

- O café é um bom estimulante. Adultos podem tomar até quatro xícaras de 100 ml por dia. Que tal uma dose da bebida no início da manhã, no meio da manhã, no início e no fi nal da tarde?

- Capriche no café da manhã. Ele é a fonte dos nutrients que vão garantir o pique da manhã e também um momento de relaxamento.Acorde um pouquinho antes para investir nessa hora, sem correria.

Corpo em movimento
- Durante o exercício, o organismo libera a endorfina, enzima que proporciona bem-estar e ajuda a diminuir o estresse. Além disso, a prática regular de exercícios físicos está associada à redução de sintomas depressivos e ansiedade. De acordo com um estudo com idosas, o grupo que pratica caminhada teve melhoras signifi cativas na atenção, memória, agilidade motora e também no humor.

- Atividades físicas melhoram a qualidade do sono. É só cuidar para que os exercícios sejam feitos, pelo menos, até quatro horas antes da hora de dormir.

Emoções em equilíbrio
- Ao longo do dia, vale tentar controlar os momentos de ansiedade. Assim fi ca fácil manter o pique.

- Alongue-se para ajudar o sangue a circular e para relaxar os músculos. A prática também acalma e ajuda a respirar melhor. Pare algumas vezes por dia para respirar profunda e lentamente, sobretudo nos momentos em que houver maior tensão.

- Avalie se não está exagerando sua reação negativa aos acontecimentos e procure outros pontos de vista.

Adultos podem tomar até quarto xícaras de 100 ml de café por dia, um estimulante e tanto para o pique.

_____
Fontes: Edson Credidio, médico nutrólogo e doutor em Ciências de Alimentos pela Universidade de Campinas (SP); Rubens Reimão, médico neurologista, líder do Grupo do Sono do Hospital das Clínicas (SP); artigo “O exercício físico e os aspectos psicobiológicos”, de Marco Túlio de Mello, Rita Aurélia Boscolo, Andrea Maculano Esteves e Sergio Tufi k.

IOGURTE

Confira a lista completa de dicas da a+ para uma vida mais saudável


Para agendar exames na a+ ou mais informações
Central de ajuda

Segunda a sexta das 7h às 20h
Sábado da 7h às 18h
Feriado das 7h às 14h

Ligar para (11) 3139-8000
Chat
Acessar o Chat a+
Whatsapp
Ligar para (11) 96331-3409


13/11/19

13 de novembro de 2019

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias