Mamografia: o que é, como é feita, preparo e mais

Também conhecida como raio-x de mamas, a mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo todo, especialmente as acima dos 50 anos de idade.

Detectar problemas nas mamas cedo aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e, por isso, fazer mamografia regularmente é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar das mulheres.

O que é a mamografia?

A mamografia é um exame de imagem médica que utiliza raios-X de baixa dose para criar imagens detalhadas do tecido mamário.

Como é realizada a mamografia?

Para realizar o exame, a paciente é posicionada em frente a um equipamento de mamografia e a mama é comprimida suavemente entre duas placas para espalhar o tecido mamário e melhorar a qualidade das imagens. Normalmente, são obtidas duas projeções: de cima para baixo e de lado. A máquina emite uma pequena quantidade de radiação para criar imagens detalhadas, que são posteriormente analisadas por um radiologista especializado.

Quando e com que frequência as mulheres devem fazer a mamografia?

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda que as mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem mamografia de rastreamento a cada dois anos. No entanto, a Sociedade Brasileira de Mamografia e a Febrasgo recomendam o rastreamento anual a partir dos 40 anos, já que cerca de 15-20% dos casos de câncer de mama no Brasil acontecem antes dos 50 anos. Nas pacientes de alto risco para câncer de mama, o início do rastreamento geralmente é mais cedo.

Existem contraindicações para a realização da mamografia?

Este exame não é realizado em gestantes e em mulheres que colocaram implantes mamários há menos de seis meses.

Como é o preparo para este exame?

A mamografia é um exame simples que não requer preparos muito específicos. No entanto, é indicado que, no dia do exame, a paciente não utilize talco, desodorante ou creme nas mamas e na região das axilas.

De preferência, recomenda-se marcar a mamografia do 5º ao 10º dia do ciclo menstrual - contando-se a partir do primeiro dia da menstruação -, pois as mamas são menos doloridas nesse intervalo, ou em período determinado pelo médico solicitante.

Este exame é realizado somente com solicitação médica.

Mamografia digital x mamografia convencional: qual a diferença?

Enquanto a mamografia convencional utiliza filmes radiográficos para capturar imagens das mamas, a mamografia digital usa detectores eletrônicos que geram imagens digitais, permitindo o ajuste do contraste e do brilho, o que pode facilitar a análise do médico. A mamografia digital tende a ser mais precisa na detecção de anormalidades, sendo especialmente benéfica para mulheres mais jovens com tecido mamário denso.

Agende seu exame de mamografia no Labs a+!

Com uma equipe técnica especializada e equipamentos altamente tecnológicos, o Labs a+ proporciona total segurança para a realização dos mais variados tipos de exames, incluindo a mamografia.

Tanto o agendamento, quanto a consulta dos resultados podem ser feitas online. O resultado da mamografia fica pronto em até 4 dias úteis.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato com nossos atendentes e consulte a unidade ideal para você, os convênios atendidos e as condições especiais para atendimento particular.


05/01/24

05 de janeiro de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias