Agendar
Exames, vacinas e maisTambém chamado de eletrocardiograma de 24 horas, o Holter é um exame que tem como objetivo avaliar aspectos específicos da saúde do sistema cardiovascular, identificando e caracterizando, sobretudo, alterações do ritmo cardíaco.
Diferente de um eletrocardiograma comum, no qual se registra a atividade elétrica do coração em apenas um momento pontual, no Holter, o registro ocorre durante 24 horas contínuas. Para tanto, são fixados pequenos eletrodos no tórax do indivíduo, conectados a um gravador portátil. Os sinais elétricos do coração são obtidos pelo dispositivo enquanto o paciente realiza suas atividades diárias normais.
O Holter é um exame que avalia a atividade elétrica do coração por um período prolongado, geralmente, durante 24 horas, ou seja, durante um dia normal da rotina do paciente.
O exame é utilizado para detectar, caracterizar e registrar alterações no ritmo cardíaco, como arritmias, que podem não ser evidentes durante um exame médico de curta duração. O Holter possibilita relacionar as anormalidades identificadas com sintomas apresentados pelo paciente, constituindo um recurso importante para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de condições cardíacas diversas.
O Holter tem como principal indicação a detecção e caracterização de arritmias cardíacas, sobretudo em pessoas que têm queixas de palpitação, tontura, síncopes, falta de ar, dor no peito, entre outras. Também pode ser solicitado após alterações no eletrocardiograma convencional para investigações mais detalhadas.
O exame também pode ser recomendado para avaliação de indivíduos que tiveram infarto do miocárdio, que têm insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração.
Outras aplicações do Holter incluem a avaliação de pacientes portadores de marcapasso e o acompanhamento de indivíduos que fazem tratamento para arritmias.
O Holter identifica principalmente alterações no ritmo do coração, ou seja, as arritmias. São alguns exemplos de arritmias:
Taquicardia paroxística supraventricular;
Fibrilação atrial;
Bradicardias;
Entre outras.
Adicionalmente, o Holter também pode detectar outras alterações, a exemplo de sinais de isquemia cardíaca.
Para a realização desse exame, é necessário fixar eletrodos no tórax do paciente, que são conectados a um gravador geralmente preso na cintura. Os eletrodos são responsáveis por detectar a atividade elétrica do coração e o gravador registra essas informações.
O paciente deve manter suas atividades rotineiras enquanto estiver usando o aparelho e precisa retornar ao laboratório 24 horas após a instalação para retirá-lo. Caso o aparelho seja retirado antes do prazo, o exame fica incompleto e geralmente precisa ser refeito.
Durante o período de monitoramento, o paciente é orientado a registrar todas as suas atividades em um diário específico, assim como o uso de medicamentos.
As instruções para a realização desse exame são:
Escolha um dia com atividades normais para fazer o exame;
Tome um banho antes do exame, já que não será possível molhar ou remover o aparelho;
Evite peças únicas, como vestidos e macacões;
Não aplique cremes ou pomadas na área do tórax nas 24 horas que antecedem o exame;
Pacientes com marcapasso devem trazer o cartão de informações no dia do exame.
Os eletrodos do Holter não podem ser instalados na presença de queimaduras na pele do tórax, especialmente as causadas por exposição ao sol, além de alergias importantes.
O valor do exame Holter pode variar de acordo com o laboratório e a região onde você está. No Labs a+, você garante um ótimo custo-benefício para a realização de todos os seus exames, além da segurança de um laboratório que é referência em saúde há anos.
Para saber o valor do Holter, os convênios atendidos e as condições especiais para atendimento particular, entre em contato com a nossa equipe de atendimento!
Converse sempre com o seu médico!