Biotina: Conheça o exame, função, referência e sintomas

A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, é uma vitamina essencial para o funcionamento adequado do organismo humano. 

Ela atua em várias funções biológicas, incluindo o metabolismo de aminoácidos e carboidratos e a síntese de ácidos graxos e glicose.

A Biotina está presente em alimentos como incluindo fígado, couve-flor, salmão, cenoura, banana, farinha de soja, cereais e fermento, como também em suplementos específicos.

As alegações de que os suplementos de biotina são eficazes no tratamento da acne, eczema ou queda de cabelo ainda não foram comprovadas.

Coleta da amostra para o exame de dosagem de biotina

A dosagem de biotina no sangue é realizada através amostra simples de sangue. O procedimento envolve a inserção de uma agulha em uma veia, geralmente no antebraço, e a coleta de uma pequena quantidade de sangue. Em seguida, o material é enviado para a área técnica, para análise.

É importante lembrar que, antes do exame, o paciente geralmente precisa seguir algumas orientações, como jejum de 8 horas, para garantir resultados precisos.

Valores de referência para níveis de biotina no sangue

São considerados os seguintes valores de referência para o exame de biotina, cuja interpretação deve ser feita pelo médico e de acordo com a história clínica e exame físico:

  • DEFICITÁRIO: inferior a 100 ng/L;

  • BAIXO: 100 a 200 ng/L;

  • RECOMENDADO: superior a 200 ng/L.

Sintomas ou problemas de saúde associados a níveis alterados de biotina

A deficiência de biotina é incomum e, se ocorrer, pode causar erupções cutâneas, perda de cabelo, níveis elevados de colesterol no sangue e problemas cardíacos.

São consideradas prováveis causas para uma diminuição nos valores de biotina:

  • consumo prolongado de ovos crus: as claras dos ovos contém avidina que liga-se fortemente à biotina e previne a sua absorção intestinal;

  • pacientes recebendo nutrição parenteral prolongada sem reposição de biotina;

  • pacientes com deficiência genética de biotinidase.

Faça seu exame de biotina no Labs a+

O exame de Biotina não exige agendamento prévio, basta ir à unidade do Labs a+ mais próxima de você e solicitar o procedimento. 

Você também pode agendar a coleta em casa ou no seu trabalho, com o serviço de atendimento móvel a+ até você.


30/01/24

30 de janeiro de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias