I - Informações sobre o exame
- Trata-se de exame de ressonância magnética arterial de pelve e ilíacas comum.
- Não realizamos Ressonância em clientes que possuam neuroestimulador.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica e pode ser feito com anestesia, se necessário, SOMENTE na Unidade Felippe Mattoso Barra da Tijuca.
- A anestesia, no entanto, pode ser necessária para crianças ou adultos que sabidamente tenham dificuldades de colaborar, por exemplo, em casos de claustrofobia.
- Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
- Clientes acima de 40 anos:
Devem apresentar risco cirúrgico para realização de Ressonância Magnética com anestesia.
- Para mulheres que estejam amamentando, o eventual uso de contraste, durante o exame, implica a necessidade de interromper temporariamente a amamentação, em geral por um período de 24 a 48 horas. Em tais casos, é possível contatar o médico do setor para obter esclarecimentos complementares.
- Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias. Caso o cliente não apresente o resultado de Creatinina no dia do exame, poderá ou não realizar o procedimento, irá depender da avaliação medica na Unidade de agendamento.
- Para a realização do procedimento, é necessário comparecer à unidade com os cabelos secos, sem uso de gel ou creme, sem maquiagem ou qualquer outro cosmético em qualquer parte do corpo, assim como, estar sem joias, brincos ou piercings.
- Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.
- A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética, o que é avaliado no momento do estudo, de acordo com a distribuição da gordura corporal e com a circunferência abdominal de cada pessoa. De qualquer modo, trata-se de um fator importante para os indivíduos com peso superior a 120 kg ou com circunferência abdominal maior que 170 cm.
- No ato do atendimento, imprescindível levar exames anteriores, se houver - de preferência em mídia digital (CD).
- Quanto a tatuagens e maquiagem definitiva, não há contraindicações absolutas para a realização do exame.
- Apenas não se recomenda que indivíduos com tatuagens recentes ou maquiagem definitiva, feitas pelo menos um mês antes, sejam submetidos à ressonância magnética. Quando a região da tatuagem e a região do exame coincidem, podem surgir aquecimento e irritação no local em alguns casos.
- Em tatuagens extensas e escuras, existe a possibilidade de os clientes apresentarem sensação de aquecimento na região durante a execução do exame. Em tais casos, o sintoma deve ser informado ao técnico para a suspensão imediata do procedimento.
- Diante de urgência na realização da ressonância nas condições anteriormente mencionadas, esses clientes são cuidadosamente monitorados no decorrer do exame para a garantia de sua segurança.
- Nas demais situações, as pessoas com tatuagens ou maquiagem permanente devem avisar o técnico sobre qualquer sensação incomum notada ao longo do procedimento, a fim de que se possam tomar as precauções adequadas, evitar complicações e assegurar os melhores resultados.
- As Unidades felippe mattoso não atenderão pacientes internados.
Atenção:
- No dia do exame, solicitamos que leve o(s) questionário(s) em anexo preenchido(s). Em caso de dúvidas, apresentar o(s) questionário(s) parcialmente preenchido(s) e esclarecer todas as questões diretamente na Unidade de Atendimento.
III - Preparo
- Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo 1 hora antes do exame, na dosagem em que está habituado.
IV Contra-indicações
- As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância:
- Clipes de aneurisma
- Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata)
- Implantes Auditivos
- Marca-passo cardíaco
- Neuroestimulador
- Fixadores ortopédicos externos
Obs: A REMA deve ser evitada no primeiro trimestre de gestação (até 12 semanas, salvo em situações nas quais este exame for absolutamente necessário (consultar médicos da Imagem). Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis. Após 12 semanas, os exames de REMA podem ser realizados normalmente sem contraste. Gestantes não podem realizar REMA com contraste.
- Caso haja dúvida em relação a possível gestação inicial, necessário confirmação com exame de beta-HCG sanguíneo.
- As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância:
- Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
- Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
- Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
- Derivação ventriculoperitoneal
- Dispositivo intra-uterino (DIU)
- Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.
Observação:
- Para informações sobre demais materiais metálicos não descritos, entrar em contato com o laboratório para verificar a possibilidade de realizar o exame.