I - Informação sobre o exame
Este exame, assim como a RT-PCR, é um teste molecular (detecta o RNA do novo coronavírus), porém com metodologia adaptada para oferecer resultado rápido. Para pessoas sintomáticas, tem sensibilidade semelhante à da RT-PCR, se colhido até o 7º dia de sintomas. Para quadros com tempo de evolução mais prolongado, a sensibilidade pode ser mais baixa. O desempenho do teste em pessoas sem sintomas não foi estabelecido.
O material preferencial para este exame é o raspado (swab) nasal combinado ao raspado de orofaringe. Pode, entretanto, ser realizado em raspado de nasofaringe combinado a raspado de orofaringe.
II - Critérios de realização
NECESSÁRIO AGENDAMENTO PRÉVIO.
Clientes menores de 17 anos de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para realização do exame.
Atendimento somente particular não sendo necessária solicitação médica.
O jejum mínimo de duas horas é indicado apenas para evitar náuseas e/ou vômitos por ocasião da coleta, porém não é obrigatório e não interfere no resultado do exame.
Necessário apresentar o documento de vínculo ao conselho da sua classe (exceto para estudantes que precisam mostrar o vínculo com a universidade).
O laboratório aceita diversas formar de pagamento, mas excepcionalmente para o pagamento deste exame será somente Cartão de Débito ou Crédito para evitar a disseminação do vírus.
Prazo de resultado: diante do tempo reduzido para processamento o exame não será passível de antecipação de resultado.
ATENÇÃO:
- Se no pedido médico estiver especificado RT-PCR, este exame não se aplica, pois é feito com metodologia molecular diferente.
- Este exame não é realizado em saliva. Oferecemos o teste em saliva pelo método de RT-PCR e prazo de resultado habitual.
- Se o objetivo da realização do exame for viagem, é necessário antes confirmar com a companhia aérea e o país de destino se essa metodologia (teste rápido de antígeno) é aceita.
III - MODELO DE ATENDIMENTO EM DRIVE THRU
Para garantir a segurança de nossos clientes, colaboradores e médicos, leia atentamente as informações abaixo para o modelo de atendimento em Drive Thru:
Para após a coleta recomendamos que leve água para se hidratar, caso seu trajeto e atendimento ocorram em tempo maior do que o previsto.
Durante todo o procedimento, não saia do carro e mantenha fechados janelas ou teto solar enquanto estiver na fila ou nas dependências de nossas unidades, salvo orientação de um de nossos colaboradores;
O horário de atendimento é preferencial, podendo haver espera de até 30 min.
Antes de realizar a coleta, faremos a confirmação dos dados pessoais através da apresentação dos seguintes documentos: identidade (RG, RNI, CNH e Passaporte). Neste momento, por favor, não abra o vidro. Se possível, apresente os documentos indicados com o vidro fechado, sem interação física com o atendente. Se por algum motivo isso não for possível, providenciaremos uma pasta para colocar seus documentos. A higienização destes materiais é feita a cada atendimento;
Após a confirmação dos dados, o processo de pagamento poderá ser realizado por meio de cartão de débito ou crédito, reforçamos que todas as máquinas são higienizadas a cada atendimento;
O Recibo de pagamento e a RPS serão encaminhados por e-mail. Não faremos entrega de papéis;
Após o processo de pagamento, faremos a coleta do seu exame. Nesta etapa, abra a janela apenas quando o profissional do Grupo Fleury solicitar;
Para a coleta da amostra, você deverá manter a cabeça inclinada levemente para trás. Serão utilizados dois cotonetes. O primeiro deles será introduzido nas narinas direita e esquerda, a passagem do cotonete pelo septo nasal pode gerar um incômodo, com lacrimejamento. Para coleta do outro cotonete, você deverá abrir a boca e colocar a língua para fora, utilizaremos um abaixador de língua para facilitar a coleta, que será de amostra da região da orofaringe. Essa coleta pode dar sensação de náuseas ou enjoo;
O profissional indicará o término do procedimento, neste momento, o vidro deverá ser fechado imediatamente;
Você receberá comprovante de atendimento em seu e-mail;
Não será fornecido lanche após a coleta e não será permitida a saída de pessoas do seu veículo para garantir a segurança dos demais clientes e equipe;
Ao seguir com o agendamento do exame para Coronavírus, o cliente concorda que foi suficientemente esclarecido a respeito das informações acima e que autoriza a coleta da amostra.