I - Informações sobre o exame
- Após a ingestão do radioindicador por via oral, as imagens são adquiridas por cerca de 45 minutos.
- Se o médico solicitar também a avaliação de aspiração pulmonar, além das imagens inicias, o cliente deverá retornar 2 a 4 horas depois da ingestão do radioindicador para aquisição de imagens tardias (duração de aproximadamente) 10 minutos).
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente antes de comparecer à unidade de atendimento.
- Ao agendar o exame, o cliente tem de que informar os exames de Medicina Nuclear que fez nos últimos 30 dias para que seja verificada a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes da cintilografia.
- O cliente deve suspender, por dois dias antes do exame, o uso dos medicamentos listados abaixo, a não ser que o exame esteja sendo realizado para avaliar função na vigência da medicação. De qualquer forma, a suspensão de qualquer medicamento deve ser realizada sempre com o consentimento do médico assistente.
-- Inibidores de bomba de prótons: esses medicamentos têm nomes científicos como omeprazol, pantoprazol, rabeprazol, lansoprazol e esomeprazol e nomes comerciais como Losec®, Ogastro®, Victrix®, Peprazol®, Pantozol®, Omeprazol®, Gastrium®, Pariet®, Nexium®, etc.
- Antagonistas H2: esses medicamentos têm nomes científicos como cimetidina, ranitidina e famotidina e nomes comerciais como Tagamet®, Antak®, Zylium®, Famox®, etc.
- Antiácidos: esses medicamentos têm nomes científicos como bicarbonato de sódio, hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e magaldrato e nomes comerciais como Alca Luftal®, Alkaseltzer®, Estomazil®, Gastroliv®, Gelmax®, Leite Magnesia Phillips®, Maalox®, Magnésia Bisurada®, Mylanta®, Riopan®, Sal de Andrews®, Sal de Fruta Eno®, Simeco Plus®, Sonrisal®, etc.
- Procinéticos: esses medicamentos têm nomes científicos como alizaprida, bromoprida, cisaprida, domperidona e metoclopramida e nomes comerciais como Bromopan®, Cinetic®, Digecap®, Digesan®, Emetic®, Motilium®, Pangest®, Plabel®, Plamet®, Plasil®, Prepulsid®, Pridecil®, Superan®, Domperix®, etc.
- No ato do atendimento, imprescindível levar exames anteriores, se houver - de preferência em mídia digital (CD).
- Levar um agasalho no dia do exame, pois, o ambiente é frio.
III - Preparo
- Esta cintilografia exige um período de jejum, que varia conforme a idade do cliente:
-- de 0 a 1 ano: quatro horas de jejum;
-- de 1 a 2 anos: cinco horas de jejum;
-- acima de 2 anos: seis horas de jejum.
- Adultos e crianças que não utilizam mamadeira: levar um copo de suco ou leite.
- Crianças que utilizam mamadeira: levar a mamadeira com a alimentação que está acostumada. Esta mamadeira após o exame será desprezada na clínica - devido à radioatividade.
ATENÇÃO: o leite não pode ser antirrefluxo (AR) nem engrossado com produtos como farinha láctea, amido de milho ou quaisquer outros do gênero.
- Caso também haja exames de sangue na mesma oportunidade, há necessidade de chegar à unidade com 30 minutos de antecedência, pois a coleta deve ser feita antes da administração do radioindicador.
- Lactentes têm de estar acompanhados da mãe.