Logo

Ressonância magnética, abdomen total masculino

Agendamento necessário

Agende seu exame

Jejum

Necessário

Prazo de entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h

Orientações necessárias

Orientações do cliente

I - PREPARO PARA INDICAÇÃO CLINICA: Todos as indicações

  • Necessário jejum de 4 horas, inclusive de água.
  • Suspender medicamentos e suplementos que contenham ferro 1 semana antes do seu exame.

II - PREPARO PARA INDICAÇÃO CLINICA DE: PRÓSTATA, NEOPLASIA DE RETO

  • Necessário jejum de 4 horas, inclusive de água.
  • Supositório de glicerina - usar 2 horas antes do exame. Se o primeiro supositório não for eficaz (não evacuar), utilizar um segundo supositório retal em seguida ao primeiro.
  • Suspender medicamentos e suplementos que contenham ferro 1 semana antes do seu exame.

ATENÇÃO:

Trazer exames anteriores da região abdominal e pélvica (Ressonância Magnética, Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada).

Caso tenha sido submetida à cirurgia pélvica, trazer o relatório cirúrgico, se possível.

  • Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo 1 hora antes do exame, na dosagem em que está habituado.
  • No dia do exame, solicitamos que leve o(s) questionário(s) em anexo preenchido(s). Em caso de dúvidas, apresentar o(s) questionário(s) parcialmente preenchido(s) e esclarecer todas as questões diretamente na Unidade de Atendimento.

II - Contraindicações

a) Os seguintes materiais contraindicam a realização do exame:

  • Marca-passo cardíaco
  • Clipes de aneurisma
  • Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)
  • Implantes otológicos cocleares
  • Fixadores ortopédicos externos
  • Sensor de glicemia subcutânea

b) Materiais permitidos para a realização do exame:

  • Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
  • Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
  • Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
  • Derivação ventriculoperitoneal
  • "Stents" intravasculares (como "stent" coronariano, por exemplo).

Clientes que possuam dispositivos/implantes metálicos ou eletrônicos devem apresentar documento que comprove a compatibilidade com o ambiente de Ressonância Magnética.

Serão aceitos:

  • relatório médico;
  • carta de autorização médica;
  • cartão de identificação do dispositivo implantado

A ausência pode acarretar impedimento para realização do exame.

Para maiores informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento

c) Tatuagens e Maquiagem definitiva / micropigmentação: esperar pelo menos 30 dias para realizar a RM.

d) Cílios postiços removíveis podem ter partes metálicas e ferromagnéticas (ou mesmo imãs). Estes deverão ser removidos um dia antes para fazer qualquer Ressonância Magnética. Caso a remoção não seja possível, a condição da realização do exame será avaliada na unidade.

As Unidades Labs a+ e Felippe Mattoso não realizam exames em pacientes hospitalizados, exceto Felippe Mattoso Barra Américas e Samaritano.

III - Critérios de realização

  • Este exame é realizado somente com solicitação médica.
  • Para realização deste exame em crianças ou adultos, com anestesia, marcar SOMENTE na Unidade Felippe Mattoso Barra da Tijuca. Clientes acima de 40 anos devem apresentar risco cirúrgico para realização de Ressonância Magnética com anestesia.
  • Clientes menores de 12 anos: exame realizado somente na unidade Felippe Mattoso Barra da Tijuca.
  • Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
  • Se no pedido médico consta a informação de Contraste, necessário apresentar resultado de Creatinina realizado nos últimos 60 dias apenas para clientes que apresentam os seguintes quadros: pacientes que realizam diálise e/ou hemodiálise, com doença renal crônica e/ou doença renal aguda.
  • Clientes alérgicos a contraste: entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações.
  • Clientes com peso superior a 120kg: a execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética.
  • Levar o(s) questionário(s) em anexo preenchido(s). Dúvidas serão esclarecidas na Unidade de Atendimento.
  • É imprescindível levar exames anteriores da região examinada, de preferência em mídia digital (CD) ou informar todos os dados necessários para acesso online.

Recomendações importantes:

  • Comparecer à Unidade sem joias.
  • Retirar os piercings.
  • Estar sem maquiagens
  • Estar com cabelos secos, sem uso de gel ou cremes
  • Não usar óleos corporais, filtro solar, cremes analgésicos
  • Retirar aparelhos ortodônticos móveis. Os aparelhos fixos não apresentam risco.

Manual do exame

Método

  • Ressonância magnética de 1,5 tesla,com cortes multiplanares ponderados em T1 e T2 que se iniciam na cúpula diafragmática e se estendem até a sínfise púbica. Geralmente há a necessidade de uso do meio de contraste paramagnético por via endovenosa.

Interpretação e comentários

  • Esta ressonância avalia as estruturas abdominais e pélvicas, estando indicada como exame complementar a outros métodos de imagem, na investigação de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica, infecciosa/inflamatória, vascular, traumática e congênita, no estudo morfológica da aorta e na avaliação de linfonodomegalias. É especialmente útil para nefropatas e para indivíduos com alergia a iodo.

Principais indicações

  • Diagnóstico, avaliação ou acompanhamento de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica, infecciosa/inflamatória, vascular, traumática e congênita.
  • Avaliação morfológica de órgãos/vísceras parenquimatosas.
  • Avaliação de nódulos e/ou cistos.
  • Diagnóstico diferencial do paciente com icterícia.
  • Avaliação morfológica da aorta.
  • Avaliação de linfonodomegalias.
  • Quantificação de ferro hepático.
  • Avaliação de fístula perianal.

Regiões estudadas

  • Fígado, vias biliares, pâncreas, baço, rins, adrenais, aorta, retroperitônio, bexiga, vesículas seminais, assoalho pélvico e região perianal.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame

  • Trata-se de exame de ressonância magnética do abdome total masculino.

II - Critérios de realização

  • Este exame é realizado somente com solicitação médica.
  • Paciente menores de 18 anos devem ser acompanhados pelo seu responsável legal durante todo o tempo de permanência na unidade.
  • Para pacientes menores de 16 anos, com declínio cognitivo ou que necessitam de acompanhamentos especiais, devem ser devem ser acompanhados pelo seu responsável legal em todas as dependências da unidade.

Critérios de realização com anestesia:

  • Este exame pode ser feito com anestesia e para estes casos, seguir os preparos da ressonância e da anestesia.
  • Pacientes menores de 1 ano: Não realizamos o exame com anestesia.
  • Paciente de 1 ano à 6 anos, 11 meses e 29 dias: Obrigatório uso de anestesia.
  • A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética.

Recomendações importantes:

  • Trazer resultados anteriores, se houver, comparecer à unidade com cabelos secos, sem uso de gel, não utilizar shampoo a seco no dia do exame, cremes, maquiagem, óleos corporais, filtro solar e cremes analgésicos.
  • Para pacientes que fazem o uso de fraldas descartáveis, trazer uma reserva para a troca. O exame não pode ser realizado com a fralda úmida ou molhada.
  • Precisa estar sem joias, brincos e pulseiras, pode haver a necessidade de retirada de piercings (se houver).

Os seguintes objetos podem ter partes metálicas e ferromagnéticas (ou mesmo imãs) e precisam ser removidos:

  • Cílios postiços removíveis: Remover 1 dias antes;
  • Mega Hair: Remover 1 dia antes;
  • Tatuagens e Maquiagem definitiva/ micropigmentação: Aguardar o intervalo de 30 dias para realização de RM.

Caso a remoção não seja possível, a condição da realização do exame será avaliada na unidade.

  • Retirar de lentes de contato com pigmentação antes da realização do exame;
  • Aparelhos ortodônticos móveis precisam retirados antes do exame;
  • Aparelho ortodôntico fixo e/ou implante dentário não apresenta risco ao paciente, mas pode comprometer a qualidade da imagem caso esteja na mesma região de estudo e isso será avaliado somente durante o estudo;
  • Se a Ressonância Magnética for com anestesia, clientes que fazem uso de unhas de gel precisam retirar o material antes da realização do exame;
  • Uma vestimenta será fornecida pelo laboratório a fim de garantir a segurança durante a realização do exame;
  • Clientes alérgicos a contraste, entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações.
  • Se no pedido médico consta a informação de Contraste, necessário apresentar resultado de Creatinina realizado nos últimos 60 dias apenas para clientes que apresentam os seguintes quadros: pacientes que realizam diálise e/ou hemodiálise, com doença renal crônica e/ou doença renal aguda.

III - Contraindicações

a) os seguintes materiais contraindicam a realização do exame:

  • Marca-passo cardíaco;
  • Neuroestimuladores;
  • Fixadores ortopédicos externos (sem a carta do médico);
  • Dispositivos eletrônicos não condicionais para Ressonância Magnética.

Materiais condicionais sujeitos a avaliação dos médicos:

  • Clipes de aneurisma, Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata), Implantes otológicos cocleares, bomba de medicamento e expansor mamário;
  • Se possuir Sensor de glicemia subcutânea, necessário remover para realizar o exame;
  • Se possuir "Stents intravasculares (como stent" coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

b) Materiais permitidos para a realização do exame:

  • Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar, próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas), implantes ortopédicos (titânio/liga de titânio): como próteses, pinos, parafusos, placas e hastes (exceto os fixadores externos) e e implantes dentários.

c) Clientes que possuam dispositivos/implantes metálicos ou eletrônicos devem apresentar documentos que comprovem a compatibilidade com o ambiente de Ressonância Magnética.

  • Serão aceitos: relatório médico, carta de autorização médica ou cartão de identificação do dispositivo implantado. A ausência do documento pode acarretar impedimento para realização do exame. Para maiores informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

d) Se possuir fragmentos de bala no corpo ou outra condicional relativa, entrar em contato com a nossa Central de Atendimento.

Atenção! A presença de materiais metálicos que não estejam na lista de contraindicações descrita nas orientações necessárias, entrar em contato com a central de atendimento.

VI - Preparo

Pacientes que fazem reposição de Ferro por via oral (ex: Noripurum), ou infusão por via EV (ex: Ferinjet), o exame deverá ser agendado após 5 dias de interrupção do medicamento.

  • Necessário jejum de 4 horas, inclusive de água.
  • O cliente não deve urinar pelo período de uma hora que anteceda à realização exame, para que a bexiga mantenha-se parcialmente cheia.

PARA ESTUDOS DIRECIONADOS À PROSTATA:

Somente se o exame for para avaliação da próstata será necessário o uso do Minilax® para o preparo, por via retal.

O preparo visa o esvaziamento da ampola retal para otimizar o exame de ressonância magnética.

O cliente precisará aplicar por via retal todo o conteúdo de uma bisnaga individual entre 4 a 5 horas antes do exame.

Após cortar a ponta da cânula da bisnaga, com pressão firme, inserir suavemente a cânula, comprimir a bisnaga, até ser expelido o conteúdo.

O efeito laxativo deve iniciar em 5 a 40 minutos. Caso não evacue prosseguir para a realização do exame na Unidade, presume-se que neste momento a ampola retal já esteja vazia, e com preparo adequado.

Outros nomes

Ressonância magnética abdômen total masculino, RM abdômen superior e inferior, RM abdômen total masculino, Pielo ressonância masc , PIELO-RESSONÂNCIA (MASC), Pieloressonância masc , Ressonância magnética de vias urinárias masculino , Ressonância magnética de rins e vias urinárias masculino , RESSONANCIA DE PAREDE ABDOMINAL, MASCULINA, RM RETROPERITONIO MASCULINO, RM PERITONIO MASCULINO, Ressonância magnética de abdome masculino

Onde realizar

Bangu

Bangu

Rua Jacinto Alcides, 430, Bangu

Como chegar
Barra Life

Barra Life

Av. Armando Lombardi, 1000, Barra da Tijuca

Como chegar
Bonsucesso

Bonsucesso

Rua Cardoso de Moraes, 148, Bonsucesso

Como chegar
Cambaúba

Cambaúba

Rua Cambaúba, 8, Ilha do Governador

Como chegar
Campo Grande 2663

Campo Grande 2663

Avenida Cesário de Melo, 2663, Campo Grande

Como chegar
Campo Grande 3113

Campo Grande 3113

Av. Cesario de Mello, 3113, Campo Grande

Como chegar
Caxias

Caxias

Rua Prof. José de Souza Herdy, 1216, Jd. 25 de Agosto

Como chegar
Debret

Debret

Rua Debret, 23, Centro

Como chegar
Dias da Cruz

Dias da Cruz

Rua Dias da Cruz, 292, Meier

Como chegar
Flamengo

Flamengo

Rua Senador Vergueiro, 157, Flamengo

Como chegar
Freguesia

Freguesia

Av. Geremario Dantas, 1393, Freguesia

Como chegar
Madureira

Madureira

Rua Américo Brasiliense, 263, Madureira

Como chegar
Otávio Carneiro

Otávio Carneiro

Rua Otávio Carneiro, 106, Icaraí

Como chegar
Penha

Penha

Av. Bras de Pina, 667, Penha Circular

Como chegar
Pinheiro Guimarães 24

Pinheiro Guimarães 24

Rua Pinheiro Guimarães, 24, Botafogo

Como chegar
Posto 6

Posto 6

Avenida Nossa Senhora De Copacabana, 1424, Copacabana

Como chegar
Recreio

Recreio

Av. Alfredo Balthazar Da Silveira, 1825, Recreio dos Bandeirantes

Como chegar
São Gonçalo

São Gonçalo

Rua Dr. Nilo Peçanha, 200, Centro

Como chegar
Taquara

Taquara

Rua Bacairis, 44, Taquara

Como chegar
Tijuca Soriano de Souza

Tijuca Soriano de Souza

Rua Soriano De Souza, 98, Tijuca

Como chegar
Vila da Penha

Vila da Penha

Av. Meriti, 2349, Vila da Penha

Como chegar
XV de Novembro

XV de Novembro

Rua XV De Novembro, 134, Centro

Como chegar