Logo

Carboximaltose Ferrica Ferinject 1000mg, medicamento e aplicação, endovenoso

Agendamento necessário

Agende seu exame

Prazo de entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

Orientações do cliente

I - Informações sobre a administração do medicamento

O medicamento Ferinject® deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia) em adultos a partir dos 18 anos de idade.

II - Critérios de realização

  • A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
  • Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação.

Manual do exame

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento

O medicamento Ferinject® deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia) em adultos, a partir de 18 anos.

II - Critérios de realização

  • A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
  • Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o Ferinject®

  • O Ferinject® IV é composto por carboximaltose férrica e sua administração tem o objetivo de repor as reservas de ferro no organismo, elemento essencial para a formação da hemoglobina e da mioglobina, especialmente em indivíduos com anemia ferropriva.

II - Indicações do Ferinject®

A indicação, em bula, para uso do Ferinject® IV é a anemia ferropriva, em indivíduos que não toleram a reposição de ferro com agentes orais.

OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado):

A dose cumulativa para a reposição de ferro com o Ferinject® IV é determinada pelo peso corporal e pelo nível de hemoglobina do paciente. Administrar a dose cumulativa de ferro, de acordo com a tabela abaixo:

Hemoglobina (g/dL) Peso corporal de 35 a 70kg Peso corporal ?70kg

<10 1.500mg 2.000mg

?10 1.000mg 1.500mg

  • Pacientes com peso corporal <35kg, a dose cumulativa de ferro não deve exceder 500mg.
  • Para pacientes com valor de Hb ? 14 g/dL, deve-se administrar uma dose inicial de 500 mg de ferro e os parâmetros de ferro devem ser verificados antes de se repetir a dosagem.
  • A dose máxima tolerada do Ferinject® IV é de 1.000mg (20mL) em um dia, também não se deve administrar dose superior a 1.000mg de Ferinject® IV mais de uma vez por semana.

Efeitos adversos

A náusea é a reação adversa mais comumente observada com a administração do Ferinject®, sendo observada em 2,9% dos casos.

  • Reações comuns: cefaleia, náuseas, tonturas, hipertensão, rubor e reação no local da aplicação (hematoma, dor local, parestesias, extravasamento).
  • Reações incomuns: hipersensibilidade, parestesias, disgeusia, taquicardia, hipotensão, dispneia, vômitos, dispepsia, dor abdominal, constipação, diarreia, eritema, prurido, urticária, erupção cutânea, mialgia, dor nas costas e nas articulações, dor nas extremidades, espasmos musculares, febre, fadiga, dor torácica, edema periférico, dor e calafrios.
  • Reação rara: anafilaxia.

Farmácia

Reconstituição: Não se aplica, solução pronta

Estabilidade após aberto: descartar sobras

Volume por ampola: 500 mg/10 ml

Concentração no frasco: 50 mg/ml

Diluição:

Diluente: soro fisiológico 0,9%

Volume: 40 ml; 90 ml; 250 ml (depende da dose prescrita: até 200 mg: 40 ml de soro fisiológico; até 500 mg: 100 mL de soro fisiológico; até 1.000 mg :250 mL de soro fisiológico.)

Estabilidade após diluição: 24h temperatura ambiente

PVC compatível, soro glicosado: não mencionado

Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica

Fotossensibilidade: não

Potencial emético: baixo

Via de Administração: EV

Preparo: Toda a preparação do medicamento carboximaltoase ferrica deve ser realizada em condições assépticas e em fluxo laminar

Materiais

  • Luvas estéreis/Luvas de procedimento
  • Gaze estéril
  • Álcool 70%
  • 1 Equipo comum
  • 1 Seringa 10 ml
  • 1 Agulha 40x12
  • Recipiente com soro fisiológico 0,9%

Passos

1.Prepare o Soro Fisiol. Com volume apropriado ( 40, 90 ou 250 ml) com equipo preenchido com o próprio soro do frasco.

2. Aspire o volume necessário da ampola e insira no frasco.

Tempo de infusão: 15 min EV

Orientações Gerais:

Uso exclusivamente EV

Por razões de estabilidade, não são permitidas diluições em concentrações inferiores a 2 mg de ferro/mL

A administração parenteral de preparados de ferro pode causar reações alérgicas ou anafiláticas, que podem ser potencialmente letais.

Referencias: bula ferinject; ANVISA

Onde realizar

Amaral Peixoto

Amaral Peixoto

Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 60 - Loja A, Centro

Como chegar
Bangu

Bangu

Rua Jacinto Alcides, 430, Bangu

Como chegar
Barra Américas

Barra Américas

Av das Américas, 505, Barra da Tijuca

Como chegar
Bonsucesso

Bonsucesso

Rua Cardoso de Moraes, 148, Bonsucesso

Como chegar
Cambaúba

Cambaúba

Rua Cambaúba, 8, Ilha do Governador

Como chegar
Campo Grande 2663

Campo Grande 2663

Avenida Cesário de Melo, 2663, Campo Grande

Como chegar
Caxias

Caxias

Rua Prof. José de Souza Herdy, 1216, Jd. 25 de Agosto

Como chegar
Freguesia

Freguesia

Av. Geremario Dantas, 1393, Freguesia

Como chegar
Madureira

Madureira

Rua Américo Brasiliense, 263, Madureira

Como chegar
Posto 6

Posto 6

Avenida Nossa Senhora De Copacabana, 1424, Copacabana

Como chegar
Recreio

Recreio

Av. Alfredo Balthazar Da Silveira, 1825, Recreio dos Bandeirantes

Como chegar
São Gonçalo

São Gonçalo

Rua Dr. Nilo Peçanha, 200, Centro

Como chegar
Taquara

Taquara

Rua Bacairis, 44, Taquara

Como chegar
Tijuca Santo Afonso

Tijuca Santo Afonso

Rua Santo Afonso, 131, Tijuca

Como chegar