Orientações necessárias
Orientações do cliente
- Esta cultura pode ser feita em qualquer material clínico especificado pelo médico solicitante.
- Materiais colhidos fora da unidade de atendimento devem ser entregues em até seis horas após a coleta.
- O laboratório não faz este exame em sonda (cateter) vesical nem em sangue menstrual.
- Regional RJ: Não colhemos o material dos órgãos genitais masculino e feminino, somente realizamos a análise do material já colhido.
Regional a+ SP:
- As coletas de materiais genitais masculinos são realizadas de segunda a sábado, das 7 às 12 horas, nas unidades de atendimento a+ Ibirapuera, a+ Lapa, a+ Heitor Penteado, a+ Mooca, a+ Brigadeiro e a+ Tatuapé. Aos domingos e feriados, somente a Unidade a+ Ibirapuera faz essas coletas, sempre das 7 às 12 horas.
Manual do exame
Orientações necessárias
I - Material:
- Esta cultura pode ser feita em qualquer material clínico especificado pelo médico solicitante, desde que o material não tenha sigla específica.
- Não aceitamos para esta cultura, sonda (cateter) vesical e nem sangue menstrual.
- Material de escara só realizamos a partir de fragmento de tecido.
- Se o material for raspado de córnea, a coleta é realizada pelo médico do cliente e o material colhido deve ser entregue no laboratório.
II - Preparo:
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. O uso de antimicrobianos não impede a realização da cultura. Entretanto, em alguns casos, pode interferir no resultado.
III - Material enviado:
- Entregar no laboratório até 6 horas após a coleta.
IV – Eventualmente podemos receber amostras coletadas em meio Stuart.
Processamento e adequação da amostra
- Materiais de fragmentos de aborto (restos ovulares) ou saco gestacional, quando houver cultura e exame para o setor da citogenética (CARIOAB) deve ser encaminhado primeiramente para a CIGE.
- Para materiais de Trato Respiratório (fragmentos de pulmão)
- Se houver a solicitação de exames de AP na mesma amostra, enviar o material primeiramente ao setor MIC devidamente identificado com as etiquetas código de barras (tanto da MIC quanto do AP) correspondentes aos exames solicitados, utilizando protocolo específico para envio de amostras nestas condições.
- Materiais como líquido pericárdico, ascítico, líquido amniótico, líquido pleural e sinovial
- O material pode ser enviado em frasco estéril ou seringa, o material enviado na seringa deve ter agulha retirada e colocado de um dispositivo de vedação estéril, Combi Red, para ser enviado ao setor técnico.
Se material coletado em frasco aeróbio ou anaeróbio (BACTEC) deve ser aberto sigla WAEBACTEC ou WANBACTEC, os frascos, devem ser enviados ao setor de Microbiologia em temperatura ambiente.
- Materiais como fragmentos de tecido diversos ou secreções coletadas em seringa podem ser enviados para a microbiologia no frasco em que o material foi coletado (frasco estéril), se seringa, enviar SEM AGULHA.
ATENÇÃO : Caso algum material tenha sido enviado em seringa com agulha, deve ser retirado agulha e colocado o dispositivo de vedação seringa COMBIRED para ser enviado ao setor técnico.
- Para material de secreção lacrimal, receber um swab com carvão de tampa laranja.
- Eventualmente material coletado em meio Stuart pode ser aceito.
- NÃO aceitar material coletado em swab Cary blair ( swab específico para cultura de fezes).
Método
- Cultivo em meios sólidos e líquidos.
Valor de referência
- Para sítios com microbiota: presença de microrganismos da microbiota;
- Para sítios estéreis: cultura negativa
Interpretação e comentários
- A cultura em meios sólidos e/ou líquidos ainda é o método de menor custo para diagnóstico de infecções bacterianas e em caso de positividade permite a realização do teste de sensibilidade aos antimicrobianos.
- Em função da necessidade do uso de meios ou condições de incubação específicos, neste exame não são pesquisados alguns gêneros ou grupos, a exemplo de: Mycoplasma, Ureaplasma, Coxiella, Bartonella, Legionella, Mycobacterium, Bordetella e anaeróbios. Para esses patógenos há necessidade de requisição médica específica.
- Para o isolamento de Brucella é fundamental que o clínico indique a suspeita, pois o tempo de incubação será de duas semanas e o material também será inoculado em frasco Bactec Aerobic.
- É importante solicitar a bacterioscopia sempre que houver material suficiente, pois ela funciona como um controle de qualidade da cultura e pode sugerir a presença de anaeróbios, micobactérias ou espécies nutricionalmente exigentes, caso sejam visualizadas formas bacterianas e não haja crescimento.
- Diante de culturas positivas, os microrganismos isolados são mantidos em condições adequadas por dez dias para a execução de eventuais exames complementares, como antibiograma, caso esse exame não tenha sido solicitado juntamente com a cultura.
Hospitais
- Seguir instruções que constam no documento POP-MIC-137.
Outros nomes
Cultura para aeróbios vários materiais, Cultura Geral em vários materiais, Cultura de abscesso, Cultura para aeróbios em vários materiais, Cultura de líquido ascítico, Bacteriológico vários materiais, Cultura de biópsias, Cultura de cateter venoso, Cultura de líquidos cavitários, Cultura vários materiais, Cultura de líquido sinovial, Cultura de medula óssea, Cultura de líquido ou fragmento pleural, Cultura de secreção de ferida cirurgica










































