Saiba mais sobre o Papanicolau e prevenção do câncer de colo do útero

O câncer do colo do útero

Estima-se que a incidência dessa doença, no Brasil, chegue a quase 20 mil casos a cada ano, sobretudo na faixa dos 35 aos 55 anos e representa a quarta causa de morte entre as mulheres brasileiras, o que, vale insistir, está associado ao diagnóstico tardio e à falta de acompanhamento ginecológico que toda mulher sexualmente ativa deve receber.

Como qualquer tipo de tumor, se origina da multiplicação desordenada de células anormais, que efetivamente formam a lesão e podem ganhar a circulação, atingindo outros órgãos e tecidos do corpo. Já o HPV, também é o câncer de colo uterino, porem sua origem está relacionada a um vírus – o papilomavírus humano (HPV). Alguns tipos de HPV invadem as células do colo do útero e fazem com que elas se transformem em células tumorais.

O processo, ocorre lentamente, para quem tem predisposição ou contrai o vírus. Durante o passar dos anos as células vão se tornando anormais, com mutações inicialmente leves e benignas, o que se chama de displasias ou lesões pré-cancerosas. Mas essas alterações, se não tratadas, evoluem para um tumor maligno que pode crescer, destruir os tecidos à sua volta e se espalhar pelos órgãos vizinhos.


Prevenção

Há, portanto, tempo para interferir e impedir que tais lesões se transformem em câncer efetivamente. E, ainda que isso venha a acontecer, as chances de cura ficam próximas de 100% quando o tumor é detectado precocemente.  A presença de sinais suspeitos pode ser detectada já ao exame ginecológico, feito no consultório. A confirmação, contudo, depende do resultado de métodos diagnósticos complementares. O clássico Papanicolau, que analisa as células do colo do útero, colhidas com uma espátula, mostra se existem alterações compatíveis com a doença ou mesmo com sua fase pré-clínica, ou seja, quando há apenas células com mutações leves.
Fonte: Assessoria de Médicos Grupo Fleury


Consulte seu médico e se precisar, conte com o Labs a+ para realizar seus exames!

Para conferir as unidades que oferecem o exame, ligue (21) 2538.3600


22/05/19

22 de maio de 2019

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias